terça-feira, 21 de abril de 2009

História da 3M

M - Estados Unidos. Diversos. 1902.

3mlogoBoas invenções podem fazer de uma empresa pequena um negócio bilionário. Que o diga a Minnesota Mining and Manufacturing Co., mais conhecida por todos pela soma dos seus três emes.

Atuando inicialmente no setor de mineração, a companhia não conseguiu prosperar. Depois de ser salva por alguns investidores, mudou de ramo e passou a fabricar abrasivos para a indústria. A primeira grande invenção foi uma lixa à prova d’água vendida aos montes no mercado automobilístico.

A partir daí, três princípios ajudaram a construir o império da 3M: a obsessão pelo controle de qualidade dos produtos, algo que à época não era nada comum; atenção às necessidades dos clientes; e investimento em inovações.

A união dos três tornou a companhia forte, mas as invenções trouxeram o dinheiro. Foram eles que inseriram no mercado a fita crepe, o durex e o post-it, entre muitos outros. Com essas “minas de ouro”, o empreendimento tomou fôlego e acabou crescendo ainda mais, tendo sempre como companheiro fiel o espírito de inovação.

Hoje é um monstro constituído por seis segmentos de negócio: Consumo e Produtos para Papelaria e Escritório; Display e Comunicação Gráfica; Eletrônicos e Comunicações; Cuidados com a Saúde; Mercados Industriais; Produtos e Serviços para Segurança, Limpeza e Proteção e Transportes.

Curiosidades de Sobremesa

1 – 25% da população mundial usa pelo menos um produto da empresa por dia.

2 – Dos muitos produtos inventados pela 3M, podemos destacar uma espuma especial criada para apagar os poços de petróleo incendiados por Saddam Hussein no Kwait durante a Guerra do Golfo.

3 – O berçário de idéias só existe por que a empresa investe 6% de tudo que arrecada em pesquisa. São 6500 cientistas trabalhando no desenvolvimento de novas tecnologias.

4 – Essa filosofia de incentivar invenções surgiu na 3M pelas mãos de William McKnight, dirigente da empresa durante 17 anos. McKnight acreditava numa máxima interessante, que resumia bem a sua proposta. Ele dizia “Ouça qualquer pessoa que tenha uma idéia original, não importa o quão absurda possa parecer à primeira vista”.

5 – A partir de 2002 a empresa teve seu nome mudado apenas para 3M.

Nenhum comentário: