terça-feira, 21 de abril de 2009

História da HARLEY-DAVIDSON

HARLEY-DAVIDSON – Estados Unidos. Motocicletas. 1903.

Quando o assunto é motocicletas, nenhuma empresa tem a aura da Harley-Davidson. A marca é resultado da união dos sobrenomes de Bill Harley e os irmãos Arthur e William Davidson, três jovens mecânicos de Milwauke. Inicialmente trabalhando como empregados na manufatura de peças para veículos, os futuros sócios decidiram instalar um motor numa bicicleta.

A idéia inicial era apenas curtir, construir algo. Porém rapidamente a insistência deles em melhorar as motocicletas fez com que surgisse um produto de grande qualidade. O quadro bem desenhado e o motor resistente impressionaram os primeiros compradores. A fama de durona das motos HD se espalhou e a fábrica passou a produzir cada vez mais.

O maior impulso veio do governo dos EUA. Por sua qualidade e durabilidade, as motos da empresa foram compradas aos montes pelo Exército para serem usadas durante a I Guerra Mundial.

Terminado o conflito, a empresa sofreu uma grande queda após 1929 em virtude da crise econômica. Porém outra grande guerra surgiu e milhares de motos foram vendidas novamente ao governo. Para ajudar o cinema popularizava ainda mais as motocicletas, mostrando grupos de jovens “selvagens” rodando pelas estradas americanas.

Na década de 70, apesar de já estabilizada, a Harley-Davidson não conseguiu prever o que viria e sofreu um duro golpe com a entrada das motos japonesas no mercado norte-americano.

Mais baratas e econômicas, as japas acabaram com a indústria americana de motocicletas. No entanto, a Harley-Davidson não se entregou, usando uma tática genial para retomar as vendas.

A idéia foi simples: enquanto o Japão produzia “motinhas” econômicas e baratas, a Harley-Davidson optou por segmentar seus produtos, fabricando motos “de verdade”, com motores cromados e potentes, guidons inovadores e pinturas que encantavam os olhos dos consumidores. O resultado foi uma mudança na imagem do produto, que se tornou um ícone da contra-cultura nos EUA, sendo hoje não somente uma marca famosa, mas também o símbolo máximo de um estilo de vida.

Curiosidades de Sobremesa

1 – A primeira moto construída pela empresa foi feita nos fundos da casa de um de seus sócios fundadores em 1903.

2 - Mais tarde, no mesmo local, foi construído um prédio que ainda hoje abriga a administração da companhia.

3 – A popularização da marca Harley-Davidson ganhou muito força em 1969 com o lançamento do filme Easy Rider (Sem Destino). A produção conta a história de dois hippies que resolvem atravessar os Estados Unidos com suas motocicletas (adivinha de que marca?). Durante o caminho eles curtem a liberdade, mas também sofrem com o preconceito da puritana cultura norte-americana. Vale a pena assistir.

4 – “Prefiro empurrar uma Harley-Davidson a pilotar uma Honda”. Esse é o lema de um clube de motoqueiros de Nova Iorque.

Um comentário:

Ana Carolina disse...

Muito válido o texto, sendo explicado de maneira simples, clara e objetva.