terça-feira, 5 de julho de 2011

Carreira e Desenvolvimento Profissional - Prof. Pedro Mand

Essa semana recebi um resumo de uma palestra do Prof. Pedro Mandelli na abertura do programa de Pós-Graduação da Univeridade Positivo. O tema era sobre carreira e desenvolvimento profissional.
Tomei a liberdade de publicar o resumo para que possa também ajudar você nas decisões de carreira. Siga:

1) Sucesso: O sucesso hoje é algo pessoal. Não mais se restringe o sucesso a virar Presidente de Empresa. O Sucesso é estar feliz fazendo o que se gosta. E carreira não está mais ligada à empresas, uma carreira de sucesso pode abranger ter o próprio pequeno negócio ou até aproveitar as inúmeras oportunidades que deixamos passar na vida.

2) Quebra de Paradigmas ao se Procurar Carreira em Empresa Privada:
a) Mercado Fechado: Ambiente competitivo ao extremo. Ou você se adapta ou você literalmente é dispensado. As empresas correm o tempo todo em busca de lucro, resultados e superar a concorrência. O mínimo que se espera é que você faça o mesmo e tenha a mesma postura agressiva. Ambição. Ninguém é promovido ou mantém o emprego fazendo o horário de trabalho...
b) Empresa como Instituição: As empresas já não cuidam das pessoas há muito tempo. Ela não está nem aí para qualidade de vida. Qualidade de vida é problema seu! Ela se certifica de te dar boas condições de trabalho e só. Os benefícios não são de graça, você tem de trabalhar e trabalhar muito!
c) Segurança e Estabilidade: Não tem mais isso! Acabou. Hoje as coisas acontecem muito rápido e aquilo que você demorou 10 anos para aprender, um novo funcionário 5 anos mais novo já coloca em prática em menos de um ano...
d) Obediência: A empresa não espera obediência. Espera respeito. Você tem de ser empreendedor. Dar idéias. Pensar diferente, mas não espere que todas as suas idéias sejam colocadas em prática. A questão aqui é participar.
e) Carreira Longa: Não existe fórmula correta. Você pode muito bem ficar 30 anos na mesma empresa, como também pode mudar de empresa todo ano. Tudo tem desvantagens e vantagens. A grande questão é que se você ficou muito tempo numa empresa só, você se torna MONO. Monocultura, monoempresa e etc... não importa se teve outros cargos e experiências, você vai ser sempre MONO e no final vai ter de acabar mandando CV para a empresa que te dispensou, pois você é MONO.

3) Situação Atual:
a) Competição: A empresa é como se fosse um URSO que está enjaulado por 3 anos sem ver a URSA. Você é a ursa que uma hora ou outra é jogada dentro da jaula. Aí o urso te diz: CORRE! E assim vai ser. Ou você corre ou a empresa te trata do jeito dela.
b) Qualidade: Ter qualidade no trabalho é normal. É o mínimo que é esperado. Se você não faz um trabalho de qualidade, mais cedo ou mais trade é embrulhado e colocado fora da empresa. E o que você fez de bom ontem, já é esquecido. Qualidade sempre!
c) Sucesso: Você decide o que é sucesso para você e planeja a carreira para isso. Não deixe que outros determinem o que é sucesso para você. Hoje as pessoas se influenciam achando que o que é bom para outros é bom para você também. Para alguns o sucesso é não ter um ataque cardíaco aos 60 anos por ter trabalhado demais.
d) Terceiros: Aumenta a cada dia o número de terceiros dentro das empresas. A dica é: trabalhe com eles. Use-os. São pessoas normais e não pessoas menos capacitadas.
e) Reengenharia: Hoje você deve trabalhar para os lados e não mais para o chefe. O chefe já não manda em mais nada. Devido aos processos cada vez mais complexos, hoje você acabada realizando trabalhos para um enorme número de pessoas que não o seu chefe. Faça bons relacionamentos e entregue excelentes trabalhos para essas pessoas. São os outros que crescem a gente e não nós a nós mesmos. Os outros falarão de nós, do nosso trabalho e isso faz a diferença. Participe e ofereça o melhor que puder.
f) Benchmarking: NÃO SE ACOSTUME COM O ATUAL. Devemos deixar a arrogância de lado e saber que tem pessoas que fazem melhor e mais rápido o que fazemos. Aprenda com elas. Não ache que a empresa sabe tudo e que não precisa olhar para fora. Participe de atividades diferentes, palestras, converse com pessoas de mesmas funções, troque experiências e mude para melhor.
g) Redução dos níveis hierárquicos: Realidade! As empresa entraram na crise. Demitiram. Saíram da crise. Entregaram resultados mesmo estando enxutas... Quanto maior o seu posto, maior a sua vulnerabilidade e o seu risco.
h) Chefe: Na sua vida inteira, apenas um chefe via lhe brilhar os olhos e ser sua referência. Todo chefe vai ser ruim, pois você não os escolhe. E mesmo se pudesse escolher, escolheria errado. Por isso trabalhe para os lados.
i) Fusões e Aquisições: É comum a pessoa sair da empresa e depois de um tempo voltar para a mesma cadeira, pois a empresa comprou a empresa pela qual ele havia ido. E isso vai se acelerar mais e mais...
f) Carreira e Competências: É problema seu! Ou você se prepara ou vai perder espaço para outros que já estão preparados. Todo mundo se prepara a todo momento e não perdem tempo. E você? Adquira o máximo de competências possíveis! O URSO vai dizer que você precisa de TODAS as competências. Você tem de ter mais competências do que a empresa precisa. Se prepare antecipadamente. Se a empresa te der um curso, ela vai esperar que você coloque o que aprendeu já amanhã.
g) Exigência: Como a empresa está num ambiente de competição, a exigência pelos melhores aumentará.
h) Oferta de Competência: Vai aumentar a concorrência, e cada vez mais com pessoas mais preparadas que você. Se for para um happy hour, lembre-se que alguém vai estar estudando ou lendo...
i) Estude: estude, estude, estude! Ninguém vai lhe dizer para fazer isso. Antecipe-se.
j) Crescimento PIB: Estima-se um crescimento de 6% para o Brasil em 2010. Trata-se de um crescimento robusto. Vai abrir oportunidades para os melhores. Mas os processos seletivos cada vez mais rigorosos e antecipados. Acelere sua preparação.

4) Postura:
a) Capacidade de Diagnóstico: Pense! Pense! Tenha métodos. Não saia fazendo as coisas. Pondere. Tenha embasamento em tudo o que faz.
b) Achômetro: ACABOU. As empresas não querem mais saber do acho. Elas querem sua opinião e solução. Não use mais o ACHO em uma reunião.
c) Aprendizado: Tenha conteúdo. Foque no aprendizado e rápido.
d) Palco e Network: Aprenda a apresentar, falar em público, expor idéias de forma coerente. Se não sabe fazer essas coisas corra atrás! Faça oratória, teatro... Network não é o número de pessoas que você tem na agenda. Mas o número de pessoas que tem você na agenda delas! É bem diferente! Evite o networking dos BEBUNS. Se um dia perder o emprego e for procurar a turma do churrasco, das festa ou dos bares, o máximo que vão te oferecer é um copo de cerveja e mais nada.
e) Contexto: Saiba tudo sobre o mercado quer você atua e aprenda a relacionar notícias e fatos!

5) Tempo: Dê tempo ao tempo. As coisas acontecem no seu tempo! Tire o imediatismo de lado. Construa algo sólido. Desconfie de carreiras muito rápidas. Não se sustentam. Você precisar trabalhar, trabalhar e trabalhar muito....

6) Sorte: Ela existe para quem CORRE!

7) Anestesistas: Fuja de pessoas anestesistas, negativas, paradas no tempo. A sociedade gosta de desgraça e não gosta do seu sucesso. Marido, esposa, amigos que não evoluem acabam prejudicando seu desenvolvimento. Anestesiam sua motivação e energia. Sugam energia e prejudicam sua performance. Algumas pessoas estacionam. Não buscam o desenvolvimento e querem que outros façam o mesmo! Fuja! E não case e se envolva com TIJOLOS....

8) Trabalhando nesse ambiente ou você leva um pé na bunda da esposa (pois vai ter de trabalhar demais) ou leva um pé na bunda da empresa (por que vai querer chegar cedo em casa). Cabe a cada um analisar sua carreira, seus objetivos, seu sucesso e sua situação atual para escolher qual pé vai querer!

9) CORRA

Nenhum comentário: