sábado, 16 de julho de 2011

Equipes de alto desempenho Por Eugen Pfister

A excelência organizacional, grupal e pessoal resulta da conjugação de múltiplos fatores, tais como: liderança, decisões, planos, recursos, trabalho e espírito de equipe, comportamentos, habilidades, esforços.

Esses elementos são encontrados no âmbito da Organização, da equipe e do indivíduo.

Neste artigo me ocupo apenas do fator equipe. Porém, no lugar de oferecer uma definição unidimensional (“uma equipe é...”) prefiro priorizar sete características das equipes de alto desempenho:

1. servir com excelência aos mesmos clientes;

2. compartilhar valores, metas, planos, lideranças e recursos;

3. conhecer e aprender a usar as capacidades de cada membro;

4. comunicar, entender, agir e resolver problemas;

5. cooperar para competir;

6. aprimorar as capacidades individuais;

7. manter constância de propósitos e de desempenho.

Essas características representam um conjunto de lições significativas a apreender e aplicar com o objetivo de satisfazer clientes e, ao mesmo tempo, criar uma equipe vencedora. Não basta juntar talentos individuais, treiná-los e dotá-los de recursos modernos. É preciso construir e reconstruir continuamente a eficácia da equipe.

O método de ATIVAÇÃO DE CONTEÚDO (aprender de dentro para fora com base em conhecimentos existentes e experiência acumulada dos membros da equipe) e HABITUAÇÃO (transformar aprendizagem em comportamentos rotineiros) que desenvolvi junto com meus parceiros de negócio, tem se mostrado uma ferramenta eficaz para promover mudanças que os enfoques tradicionais de Treinamento não conseguem.

CLIENTES COMUNS é um componente obrigatório para definir uma equipe e nortear os esforços.

Todo possuímos vários clientes (externos ou internos). O trabalho da equipe deve contribuir para o sucesso desses clientes. Conhecer as necessidades, descobrir melhores formas de agregar valor, estreitar o relacionamento, customizar produtos e serviços é a primeira lição no caminho do alto desempenho grupal.

Servir com Excelência exige COMPARTILHAR VALORES (éticos e profissionais), METAS e PRIORIDADES (o que fazer), PLANOS (como fazer), LIDERANÇA (coordenação) e RECURSOS (ferramentas).

Para atender os clientes com excelência a equipe deve CONHECER e APRENDER a UTILIZAR as CAPACIDADES (pontos fortes) dos seus membros e a COMPENSAR os pontos fracos, delegando tarefas e poder para as pessoas certas.

COMUNICAR, ENTENDER, AGIR E RESOLVER envolve interagir com os diferentes públicos e interlocutores, falar e ser entendido, ouvir e entender. A preocupação é com a troca e processamento de informações que façam o trabalho em conjunto fluir sem atritos, mal entendidos e outros ruídos.

COOPERAR PARA COMPETIR.

Não sou contra a competição. Ela é humana, motiva e incita à superação constante do desempenho individual, grupal e organizacional. A tarefa do líder é orientar a equipe a competir contra os concorrentes pela preferência dos clientes e inibir a competição interna contra colegas e outras Áreas de trabalho.

Na base de toda organização e grupo social encontramos indivíduos que com seus dons contribuem para o sucesso nos negócios. Trata-se de um capital de caráter individual que empregamos a favor dos clientes, da organização e da equipe. Mesmo sendo o talento pessoal um dom, é preciso continuar a aprimorá-lo em benefício dos clientes, da equipe e de nós próprios.

Estão lembrados que no início falei em lições? Pois bem, A CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS E DE DESEMPENHO é a prova definitiva que a equipe fez a lição de casa com disciplina, inteligência e determinação.

A dinâmica de um time vencedor é feita de consenso (clientes, metas, valores) e de diferenças (capacidades individuais); como também é feita de indivíduos que se envaidecem quando elogiados, mas mesmo assim, mantém a consciência que as maiores realizações de uma equipe ocorrem quando se abandona o hábito de atribuir créditos individuais.

É como disse o lendário Henry Ford “juntar-se é um início; manter-se unidos é progresso, trabalhar juntos é sucesso”.

Portal do Administrador

Nenhum comentário: