segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Currículo perfeito, segundo cientistas

Experimentos de Stanford e Harvard mostram que potencial conta mais do que conquistas no currículo




A dica de ouro para quem está elaborando um currículo é clara: apresente todos os dados possíveis que comprovem que você é o candidato ideal para o cargo. Em outras palavras, foque em seus resultados passados e encante o recrutador. Mas experimentos recentes de uma equipe de pesquisadores das Universidades de Stanford e Harvard apontam que potencial, na hora de ser considerado um bom profissional, conta mais no currículo do que os resultados que você já alcançou na sua carreira.

“Sob algumas condições, os participantes do estudo foram mais propensos a contratar pessoas que mostravam ter mais potencial do que aquelas que já tinham um bom histórico profissional. E até eram mais propensos a pagar mais para eles”, diz um trecho do artigo publicado no site da Universidade de Stanford.

Para chegar a essa conclusão, o grupo conduziu oito experimentos. Em um deles, pediu para os participantes avaliarem dois candidatos hipotéticos para um cargo de alta gerência. Um deles teve um bom desempenho em um teste de potencial de liderança, mas um resultado menos impressionante em um teste de avaliação de conquistas passadas. Enquanto o outro mostrou um bom histórico de conquistas em cargos de liderança, mas um resultado mediano no teste de potencial.

De acordo com os pesquisadores, os participantes ficaram mais empolgados em contratar aquele que demonstrou ter mais potencial para liderança do que aquele que já tinha apresentado resultados nesta área. A razão para isso, dizem os especialistas, pode estar ligada ao fato de que, diante da incerteza, as pessoas tendem a pensar mais.

Com isso, saíram na frente aqueles que mostravam qualidades suficientes para servir de alicerce para o potencial observado. Em outros termos, sem evidências de que o potencial irá se confirmar no futuro, de nada vale um currículo que foque no potencial. Especialista explica como fazer isso na próxima página.

Agora, como provar que você tem potencial para se sair bem no cargo no seu currículo? “De fato, o currículo não é uma carta de intenções, mas sim o histórico dos seus feitos passados. Não tem como fazer um currículo projetando o que ele pode fazer”, afirma Rafael Souto, CEO da Produtive.

Confira as dicas do especialista:
Mais do que números
Focar nos resultados alcançados é essencial. Mas, infelizmente, resultados geralmente são apenas números. “Poucos currículos explicam bem como atingiram esta conquista”, diz Souto.

A dica a seguinte: descreva o que você conquistou, mas principalmente como você fez isso. “Isso aproxima você mais da capacidade possível da posição”, explica. O especialista dá um exemplo: “Elevei em 30% o volume de vendas por meio da mudança dos canais comerciais”.

Adeus a “broadcast letter”


Enviar um e-mail com a frase “Segue meu currículo” é a pior aposta de carreira que você pode fazer. Em vez disso aposte em um modelo (bem escrito) de cover letter. “Este texto de comunicação deve estar mais ligado ao futuro do que ao passado. Faça uma sinopse do que você pode fazer”, diz o CEO da Produtive. Mas atenção: escreva um texto de, no máximo, 10 linhas.

Formação acadêmica conta (muitos) pontos
O seu histórico educacional conta muito neste aspecto também. Cursar programas em universidades de ponta - principalmente em áreas correlatas ao cargo em questão – também podem testemunhar positivamente sobre seu potencial profissional.

Nenhum comentário: